segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto Prevenção também se Ensina – Ensino Fundamental


E.E.PROF. MILTON DE TOLOSA

PROJETO "PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA"

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA 2011

PROJETO 1

ALTERAÇÕES CORPORAIS E SEXUALIDADE; SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA

Realizadores: Simone Rogero Bagnarel, Elaine Cristina Macedo, Carlos Alexandre Dias Amadeo, Adailton Silva, Ariana Fernandes Mariano, Mayara Pereira Penha.

Orientadora: Enfermeira Márcia/Enfermeira Ms. Karina Bernardes

Introdução

Dos 5 aos 12 anos a sexualidade das crianças passa por uma fase de latência, predomina a atenção para o trabalho em equipe, as atividades culturais seguem regras, obedecem a normas. Com o desenvolvimento na puberdade, a criança faz uma revisita ao complexo de Édipo, se reorganiza e entra no primado da sexualidade genital. As fases preliminares do ato sexual em si estariam todas inseridas nas fases sexuais anteriores. Concluindo assim o percurso sexual humano chegando ao auge da sexualidade com a sublimação, representada por criação, produção e arte.

A puberdade engloba o conjunto de modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto, constituindo-se em um dos elementos da adolescência. A puberdade é constituída pelos seguintes componentes: crescimento físico: aceleração, desaceleração, até a parada do crescimento (2º estirão); maturação sexual; desenvolvimento dos órgãos reprodutores e aparecimento dos caracteres sexuais secundários; mudanças na composição corporal; desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros. A puberdade é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em todos os indivíduos. A adolescência abrange, além da puberdade, os componentes psicológicos e sociais característicos dessa fase da vida. Está sujeita, portanto, a influências sociais e culturais.

Quanto ao desenvolvimento, sabe-se que a adolescência é um período difícil, no qual o indivíduo se prepara para os exercício pleno de sua autonomia. Basta lembrar as muitas expectativas que são depositadas nessa etapa (corpo adulto, capacidade reprodutiva, identidade sexual, responsabilidade, independência, maturidade emocional, escolha profissional), que fica fácil compreender porque a adolescência é uma fase de tantos conflitos. Cada vez mais a integração Saúde-Educação se faz presente, propondo ações de promoção de saúde.

Os agentes de promoção da saúde no espaço escolar podem ser tanto os profissionais de saúde como os da educação, bem como os próprios adolescentes.

Seguindo os campos de ação da promoção da saúde pela Carta de Ottawa: trabalhar com a comunidade no sentido de conquistar um ambiente físico e emocional melhor; estimular a participação comunitária na construção da cidadania; cobrar a implantação de políticas públicas saudáveis; como exemplo cita-se a Iniciativa de Cidades Saudáveis e a Iniciativa das Escolas Promotoras de saúde.

Dentro desta última proposta, escola e profissionais da saúde trabalham juntos para a promoção e manutenção da saúde de crianças e adolescentes, no seu significado mais amplo, procurando prevenir agravos futuros.

Objetivo: Realização de palestras educativas e interativas com breve introdução das mudanças fisiológicas da puberdade e introdução à sexualidade para alunos das 5ªs e 6ªs séries e sobre sexualidade na adolescência, com ênfase em métodos contraceptivos, para alunos das 7ªs e 8ªs séries, deixando sempre à disposição os serviços de saúde referenciados e a escola como portas abertas ao esclarecimento de dúvidas e atendimentos, bem como a busca ativa de alunos egressos em relação à vacinação.

Recursos humanos necessários: Acadêmicos de Enfermagem do oitavo semestre da Universidade Paulista UNIP, coordenação pedagógica da escola, equipe de impressão.

Metodologia: palestras educativas, expositivas e interativas ministradas por graduandos de enfermagem da UNIP aos alunos do Ensino Fundamental, separando meninos de meninas. As palestras aos meninos foram ministradas por dois graduandos do sexo masculino a fim de proporcionar confiança e liberdade e estimular interação. As palestras às meninas foram ministradas por quatro graduandos do sexo feminino pelo mesmo motivo citado anteriormente.

Os palestrantes tiveram auxílio audiovisual bem como de bonecos, cartazes, folderes informativos de DST/Aids e exemplos em espécie de métodos contraceptivos.

Foi determinado um tempo para esclarecimento de dúvidas em particular bem como abertura para interação com os pais com a finalidade de incentivo à utilização dos serviços de saúde e educação pelos pais e alunos.

Cronograma de implantação: a partir do dia 14/09 houve início da elaboração do projeto, dia 15/09 houve orientação do docente, dia 16/09 começou-se a providenciar os materiais.

A realização das palestras começou no dia 21/09 e terminou em 20/10. A apresentação dos resultados ocorreu do dia 21/10 ao dia 03/11.

Resultados: Foram realizadas 3 palestras sobre alterações Corporais para os alunos das quintas e sextas séries e 4 palestras sobre Sexualidade na Adolescência para os alunos das sétimas e pitavas séries. Após as palestras e nos horários de entrada, saída e intervalo de aulas, foi disponibilizado um diálogo de tira-dúvidas com adesão satisfatória dos alunos sobre os temas abordados.

Foram abertos prontuários de alunos egressos bem como a checagem das carteiras de vacinação dos mesmos, não foi necessária nenhuma aplicação de dose pois todas as carteiras de vacinação estavam atualizadas, resultado de um trabalho realizado anteriormente.


 

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